Aprendizagem
A aprendizagem é um processo através do qual os seres vivos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem novas competências e mudam os seus cmportamentos, ou seja, a aprendizagem é uma modificação de comportamentos e de atitudes relativamente duradoua, que deriva a experiência e da prática e não da maturação ou de transformações físicas e fisiológicas.
Existem dois tipos de aprendizagem associativa:
O condicionamento clássico- Foi o investigado russo Ivan Pavlov quem, ao estudar os reflexos digestivos do cão, descobriu uma forma de aprendizagem presente nos seres humanos e noutros animais.
O cão foi condicionado a
salivar quando a campainha toca.
(resposta condicionada)
O condicionamento operante- Foi o investigador norte-americano Rufus Skinner e Thorndike que desenvolveram uma experiência que os conduziu à descoberta do modo como tantas das nossas aprendizagens se processam e se mantêm.
Consiste em associar um comportamento às suas consequências e efeitos. O condicionamento operante é uma forma de aprendizagem em que um dado comportamento de caráter ativo, é reforçado ou enfraquecido tendo em conta as suas consequências da ação assim ela tenderá a aumentar ou a diminuir no futuro.
A caixa de Skinner consiste em uma estrutura de vidro, onde um rato é inserido para realizar experimentos de pressão à barra para acionamento de água, na qual a sua iluminação, alimentação e quantidade de água é controlada pelo experimentador.
Aprendizagem social
A aprendizagem social traduz-se na capacidade de reproduzir um comportamento observado. Este tipo de aprendizagem distingue-se de outros tipos de aprendizagem por assentar na imitação e, portanto, no facto de que sem ela tais comportamentos dificilmente seriam aprendidos.
Esta teoria nasceu com o psicólogo social Albert Bandura e diz-nos que nós não aprendemos exclusivamente pelos nossos mecanismos reflexos, nem pelas consequências que esperamos dos comportamentos. Em situações sociais, aprendemos especialmente através da imitação, observação e reprodução do comportamento dos outros, ou seja, grande parte das nossas aprendizagens efetuam-se através da observação dos modelos sociais existentes e com os quais contactamos. É possível aprender uma extensa gama de comportamentos sem que tenhamos de experimentá-los, bastando observá-los.