MÓDULO 4
Processos Relacionais e comp0rtamento profissional
Neste módulo irei trabalhar os seguintes temas: Socialização, atitudes e relações interpessoais.
Socialização
A socialização pode ser definida como o processo de aprendizagem e interiorização de normas e valores, caraterísticos de um determinado meio social, do qual os individuos e os grupos são alvo, tendo assim como objetivo a integração do grupo na sociedade.
Socialização primária e secundária.

Socialização Primária
-
Socialização Primária: Ocorre na infância e se desenvolve no meio familiar. Aqui, a criança tem contato com a linguagem e vai compreendendo as relações sociais primárias e os seres sociais que a compõem. Além disso, é nesse estágio em que são interiorizados normas e valores. A família torna-se a instituição social mais fundamental desse momento.
-
Socialização Secundária: O indivíduo já socializado primariamente vai interagindo e adquirindo papéis sociais determinada pelas relações sociais desenvolvidas, bem como a sociedade que está inserido. Se por acaso o sujeito social teve uma socialização primária afetada, isso poderá gerar diversos problemas na sua vida social, uma vez que o primeiro momento de socialização é essencial na construção do caráter do indivíduo.
Socialização Secundária




Agentes de socialização
A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois são as crianças que facilitam a integração dos seus pais.
A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.
Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispõe são os meios de comunicação.






Atitudes
-Atitudes são as tendencias mais ou menos estáveis que temos para responder de formas positivas ou negativas a algo.

Componentes das Atitudes
Cognitiva- Conjunto de crenças sobre um objeto.
Afetiva- Ao possuir uma atitude, uma pessoa desenvolve sentimentos positivos e negativos relativamente ao objeto.
Comportamental- A atitude implica que a pessoa se comporte de determinada maneira. Conjunto de reações de u sujeito relativamente a um assunto ou objeto.
Relações interpessoais
São formas de as pessoas se relacionarem em sociedade e enquanto seres sociais podem assumir diferentes.
As relações interpessoais
são constituidas pelas interações social que são contactos mutos que se estabelecem entre pessoas podendo ser profundas e intimas ou duradouras intruturadas. Apenas nos tornamos humanos quando desenvolvemos a capacida de interação com os outros
A perceção social- é a forma como nos vemos a nos mesmos e aos outros. Nunca conseguimos ver realmente os outros como eles são mas criamos uma ideia daquilo que conseguimos ver em geral indo ao encontro dos nossos gostos, interesses e prespectivas.
As primeiras impressões- em todas as interações estão presentes impressões imediatas que mostram a importancia da necessidade de compreensão dos outros e de como os percebemos.

