Autismo
O autismo é um distúrbio que afeta o desenvolvimento da criança já nos três primeiros anos de vida, especialmente em determinados aspectos:
-
Linguagem: o transtorno pode acarretar limitações na fala. Em casos extremos, os pequenos autistas não conseguem, de fato, progredir na comunicação verbal
-
Interações sociais: o isolamento é uma característica que se manifesta frequentemente nesse grupo. Não raro, ocorre a dificuldade em estabelecer relações sociais, que geralmente se dão por meio de interações curtas.
-
Variabilidade comportamental: os autistas exploram seus brinquedos de maneira restrita, focando apenas um detalhe ou uma função específica do objeto. Além disso, apresentam comportamentos repetitivos e autoestimulatórios, intolerância a mudanças na rotina ou na disposição do ambiente.
Os principais sinais são:
-
Dificuldades na comunicação social
-
Comportamentos repetitivos e restritos
-
Recusa para realizar atividades
-
Dificuldade em olhar para um ponto indicado
-
Dificuldade de responder a vários estímulos.
-
Capacidade de memorização excelente
-
Repetição de palavras
Adaptações para trabalhar com crianças autistas
-
Manter a organização do espaço físico selecionar previamente os materiais a serem utilizados na atividade.
-
Recursos facilitadores como, sinalizar o início, a transição ou a finalização de uma atividade por meio de sons ou movimentos (ex: uma música).
-
Reduzir ruídos externos e internos durante a realização de atividades
-
Falar em tom mais baixo, para diminuir o alerta da classe e aumentar a atenção dos alunos.
-
Ajustar postura da criança, para que mantenha mais atenção (oferecer assentos texturizados, almofadas ou bolas de pilates, ajustar a altura da mesa e da cadeira, proporcionando que a criança apoie os pés no chão e os cotovelos sobre a mesa).
-
Promover brincadeiras que envolvam movimentos e coordenação motora grossa antes de iniciar uma atividade de coordenação motora fina.
-
Promover atividades de coordenação motora fina com as crianças em diversas posições (chão, mesas, em pé ou com apoios diferenciados).
-
Recursos visuais são facilitadores na atenção e na execução das atividades pedagógicas;
-
Recursos auditivos são importantes para prevenir que a criança entre em estado de alerta, é importante antecipar sons inesperados (como o sinal para o recreio ou para o termino de uma aula).
-
Minutos antes de terminar o recreio, propor brincadeiras mais calmas, ou permitir que a criança entre depois dos colegas quando a sala estiver estabilizada.
Vídeo em perspetiva de criança autista
Material para trabalhar com crianças autistas
Sugestões de atividades para crianças autistas











































































































